Qual a importância do turismo cultural?

O turismo cultural é uma das formas possíveis de se conhecer um país, uma região, cidade ou povo. 

Afinal, ele é capaz de retratar, por diversos meios, a história e costumes dessa região, de maneira natural, interessante e muito enriquecedora. 

Mas, se engana quem pensa que restringe a visitação de museus e passeios em locais que já foram deteriorados pelo tempo.

Embora essas atividades sejam extremamente interessantes, existem muito mais a ser explorados, e nós vamos juntos nessa aventura agora mesmo!

Afinal, o que é turismo cultural?

O turismo cultural é uma forma de turismo que tem como foco oferecer uma experiência cultural e artística em determinado local. 

Portanto, em seu escopo, existe a possibilidade de visitar:

  • museus;
  •  monumentos históricos;
  •  teatro;
  •  galerias de arte.

Além disso, ele também pode incluir:

  • presença em festivais; 
  • eventos culturais; 
  • apresentações artísticas;
  •  imersão em comunidades locais e em suas tradições.

É, portanto, uma oportunidade para os viajantes explorarem os diferentes aspectos da história, da arte, da arquitetura e da cultura de um país ou região.

Assim, além de se deslumbrar com tudo, é possível aprender mais sobre a sua própria cultura e história através da comparação e do contraste.

Qual a importância do turismo cultural para uma região?

Até agora você pode ter entendido que o turismo cultural tem potencial de ser muito interessante e agregar bastante valor sócio-cultural ao indivíduo que o realiza.

Contudo, essa modalidade de turismo também tem alto impacto e valor para as regiões onde ocorrem, como por exemplo:

O turismo cultural apoia o desenvolvimento econômico

Com o número de visitantes aumentando, a população e comércio da região passa a ter mais possibilidades de aumentar sua renda pessoal e desenvolver economicamente a região. 

Além disso, torna-se mais fácil solicitar rendas de fundos governamentais ou particulares para o desenvolvimento de festivais ou melhorias em infraestrutura local. 

Assim, ele gera empregos, aumenta o capital circulante e gera mais oportunidades.

Preservação do Patrimônio 

Os locais disponíveis para visitação precisam estar sempre seguros, organizados e em bom estado de conservação para receber os turistas.

Dessa forma, os locais com turismo cultural contribuem para a preservação e manutenção de patrimônio histórico, arqueológico e cultural de um lugar, ao mesmo tempo em que o torna acessível ao público.

Educação e Conscientização

A população é uma das grandes beneficiadas, afinal, ele é uma ferramenta valiosa para a educação e a conscientização sobre a história, a cultura e a importância de preservar o patrimônio de um lugar.

Logo, além de ensinar sobre o local para os turistas, a população local também se empodera de sua história.

4 motivos para fazer turismo cultural

Caso você ainda não tenha realizado nenhuma atividade de turismo cultural e, com este texto, tenha ficado interessado.
Preparamos uma lista com os 4 principais motivos para você colocar essa atividade em suas metas e desejos para os próximos anos. Veja:

  1. Ampliar  horizontes: ao visitar lugares diferentes e imersos em culturas diferentes, você pode aprender mais sobre si mesmo e sobre o mundo ao seu redor.
    Dessa forma, você consegue ampliar sua perspectiva e sua compreensão do mundo.
  2. Conectar-se com a história e a cultura: o turismo cultural permite que você conheça mais sobre a história e a cultura de um lugar, o que pode ser uma forma enriquecedora de se conectar com o passado e o presente dele e de ampliar seu repertório cultural, social e conhecimentos diversos.
  3. Desfrutar de experiências autênticas: o turismo cultural permite que você experimente a vida local de uma maneira mais autêntica e menos turística, permitindo-lhe apreciar a verdadeira essência de um lugar. Ademais, permite que você aprenda com os povos da região e entenda profundamente suas culturas.
  4. Desenvolver habilidades: o turismo cultural pode ajudá-lo a desenvolver habilidades valiosas, como comunicação intercultural, adaptabilidade e flexibilidade, que são úteis tanto na vida pessoal quanto profissional.

Preparado para realizar sua primeira atividade de turismo cultural? Entre em contato com a Gregtur e agende agora mesmo o seu roteiro!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *