O Guia de Turismo é um profissional super importante para o turismo nacional, uma vez que por meio dele os visitantes passam a ter um conhecimento mais aprofundado dos lugares que visitam.
Além disso, com a companhia de um guia, é possível acessar lugares que sozinho os turistas não têm autorização para visitar, principalmente em áreas de preservação ambiental.
Dessa forma, o trabalho deles é fundamental para o aquecimento da economia, principalmente relacionado à viagens, assim como para agregar valor às experiências dos viajantes.
No entanto, é necessário que o Guia de Turismo seja licenciado? Vamos te explicar nesse artigo!
Guia de Turismo, tudo que você precisa saber.
A profissão de Guia de Turismo é regulamentada pela Lei n° 8623/93 e Decreto nº 946/1993.
Sendo que essas portarias obrigam que o guia tenha realizado um curso técnico na área. Além de ser cadastrado junto ao Ministério do Turismo para realizar de maneira legalizada seu trabalho.
Cadastro como Guia
O cadastro do Guia de Turismo é realizado no CADASTUR. Um sistema do Governo Federal que busca ordenar, formalizar e legalizar os guias por todo o Brasil.
O cadastro é realizado de maneira completamente gratuita. E em cerca de 45 dias é possível que o guia já esteja completamente formalizado e receba seus dados cadastrais e até mesmo seu crachá.
Tipos de Guias
Atualmente, o trabalho dos Guias é dividido em quatro tipos, sendo:
- Guias Regionais;
- De excursão nacional;
- Guias de excursão internacional;
- Especializados em atrativos turísticos.
Portanto, para cada tipo de passeio é possível se especializar ou contratar guias com formações diferentes, possibilitando um maior aproveitamento do passeio de maneira geral.
Como saber se um Guia é licenciado?
Como já dito, é imprescindível que o Guia de Turismo seja licenciado e esteja com seus dados devidamente cadastrados no CADASTUR.
Portanto, acessando esse sítio do Governo Federal é possível realizar a consulta pelo nome do guia que está lhe atendendo e confirmar seu licenciamento.
Além disso, solicitar os dados cadastrais e o crachá do seu atual guia é uma forma de verificar se ele está devidamente formalizado nos órgãos competentes.
E como a Gregtur está sempre preocupada com a sua segurança e bem estar, todos os nossos Guia de Turismo são licenciados e aptos ao exercício da profissão, acesse nosso site para conhecê-los.