Viajando com animais

Já pensou em sair viajando com animais?

Nossos pets cada vez mais fazem parte da nossa vida cotidiana, e com o aumento de lugares pet friendly, por vezes, eles participam da nossa vida social.

Esses fatos fazem com que queiramos, cada vez mais, compartilhar as boas experiências que temos com eles, como as viagens.

No entanto, viajar com animais exige uma série de cuidados comportamentais, de saúde, segurança e outros pontos para que tanto você quanto seu pet estejam verdadeiramente confortáveis. 

Então, fizemos esse compilado especial para que você consiga sair por aí viajando com animais de maneira segura. Vamos lá?

Analise o comportamento do seu animal

Antes de começar a viajar com seu animal é importante pensar sobre o comportamento e personalidade dele.

Para isso, é necessário que você analise se ele é um bichinho mais tranquilo ou mais agitado, mais interativo ou mais recluso, se sente medo próximo a barulhos ou novas pessoas ou se consegue se adaptar bem.

Todos esses pensamentos contribuem para que você saiba se o local para o qual você vai viajar é adequado para manter o conforto do seu pet.

Afinal, se ele não se dá bem com outros pets ou pessoas, será que ele se sentirá confortável em uma praia lotada? 

Leve-o ao veterinário

Um passo fundamental é levar o seu pet ao veterinário.

Inicialmente, a consulta será para colocar doses de vacinas, vermífugos e carrapaticidas em dia, protegendo a saúde do seu pet.

Depois, você pode pedir ajuda para adaptar seu animalzinho à viagem, onde pode acontecer muito estresse e enjoo, por exemplo.

Com a ajuda do seu veterinário, ele saberá indicar os melhores procedimentos e te dará indicações de quando realmente se preocupar.

Outro fator fundamental é sobre as indicações necessárias de acordo com o tipo de viagem que será realizado. Afinal, os protocolos de saúde nacionais e internacionais são diferentes.

Sendo assim, o médico veterinário será capaz de dizer os procedimentos que precisam ser realizados, como inserção de chips de segurança, vacinas específicas e outras condições.

Contudo, isso não exclui a responsabilidade do tutor em buscar informações claras sobre as linhas aéreas e os países que pretende aterrissar.

Procure o melhor objeto de segurança

A depender do veículo de viagem, será necessário diferentes dispositivos de segurança, afinal, estamos viajando com animais que amamos e queremos garantir sua segurança.

Para cães, existem cadeirinhas e cintos de segurança específicos para viagens de carro, dependendo do peso do animal.

Já para os gatos, a caixa de transporte será uma das melhores opções.

No entanto, é fundamental, mais uma vez, analisar se o seu pet se sente confortável dentro do carro e na caixa de transporte.

Para viagens de ônibus, a caixa de transporte costuma ser a melhor opção e a mais aceita. Contudo, confira com a empresa se existe a necessidade de comprar a passagem do assento ao seu lado para seu pet.

Já para as viagens de avião, a atenção ao tamanho de caixa de transporte, peso, local em que o pet será transportado varia bastante conforme a empresa. Portanto, sempre confirme todas essas informações antes do embarque. 

Seguir por aí viajando com animais pode gerar ótimas lembranças, desde que todos estejam em segurança e confortáveis.

Com as dicas acima você conseguirá se preparar da maneira mais adequada para isso!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *