Quem descobriu a caverna do diabo

A Caverna do Diabo é um daqueles destinos que o nome pode assustar, mas a beleza ao chegar no lugar é quem tira o fôlego!

Com milhares de anos, a Caverna do Diabo é o resultado da ação do tempo e da natureza, gerando uma caverna de beleza indescritível e surpreendente a todos que a visitam ou pretendem fazer esse passeio.

No entanto, como que uma caverna a 460 metros de altitude foi descoberta?

É isso que vamos te contar agora! Vamos lá?

Onde fica a Caverna do Diabo?

Antes de tudo, é preciso que nós saibamos onde é a Caverna do Diabo, afinal, você pode terminar esse texto querendo correr para lá!

A caverna faz parte do Parque Estadual Caverna do Diabo, que divide limites municipais com Barra do Turvo, Cajati, Eldorado e Iporanga.

O Parque existe desde 2008 e as atrações principais são as cavernas da região.

Dessa forma, pela Caverna do Diabo a maior, é a mais famosa e mais visitada.

No entanto, a própria fica, estritamente, na cidade de Eldorado-SP. 

E quem descobriu a Caverna do Diabo?

Durante milhares de anos, o espaço que hoje é uma área de parque e conversação da Mata Atlântica, era amplamente povoado por povos originários, como quilombolas e indígenas.

Dessa forma, existem diversas histórias sobre como esses povos utilizavam a caverna e, até mesmo, sobre a origem do nome.

Por muito tempo a caverna era utilizada como um grande depósito daquilo que era coletado e colhido na região, de forma que os itens eram deixados na entrada dela. 

Contudo, muitas vezes, as pessoas responsáveis voltavam ao local e viam que os seus itens haviam sido revirados, mexidos. 

Isso fez com que os povos dessem o nome de “Caverna do Diabo” ao local, uma vez que passaram a acreditar que era ele quem mexia com as comidas e, também, pelos sons que eram emitidos de dentro para fora da caverna.

Logo, podemos dizer que há muitos anos havia sido descoberta.

No entanto,  o descobrimento da gruta é reconhecido por ter sido feita pelo naturalista Ricardo Krone, em 1896. 

Inicialmente a gruta era chamada de Gruta da Tapagem, mas foi renomeada com o nome atual. 

Como visitar a Caverna do Diabo

Como já dito, a é uma das maiores atrações da região, contando com cerca de 8650 metros de extensão, mas com apenas 600 metros disponíveis para visitação.

Contudo, o espaço autorizado a ser visitado já é o suficiente para se encantar com as belezas do local e em como levou anos para que a natureza construísse o resultado que hoje vemos na caverna.

Ela pode ser visitada de terça a domingo das 8h às 17h.

Conheça mais sobre a GregTur!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *