O Carnaval é uma festa bastante conhecida no ocidente, mas que, especialmente, no Brasil, faz parte das festividades mais celebradas e calendário oficial do país.
Alguns costumam dizer que o ano, no Brasil, só começa após o carnaval, tamanha a importância que a data exerce sobre a sociedade.
Isso porque, além de ser uma festa celebrada em todas as regiões do território nacional, ela é uma data de extrema importância para o turismo e economia, principalmente, nas cidades foco, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e outras mais.
Mas, como essa festa surgiu? Como chegamos até o carnaval que é celebrado hoje?
Vamos descobrir juntos abaixo!
A história do Carnaval e seu início na Europa
O carnaval tem como raízes a junção de festas de origem grega, romana e mesopotâmica e era celebrado na idade média seguindo alguns costumes vindos de cada uma dessas populações:
- Mesopotâmia: a festa denominada “mundo de cabeça para baixo”, ou seja, um mundo invertido, foi a contribuição desse povo;
- Grécia e Roma: com festas realizadas em homenagem a Baco, o deus do vinho, ambos povos trazem a tradição de beber e realizar outros prazeres carnais durante o carnaval.
No entanto, com a ascensão da Igreja Católica durante a Idade Média, algumas medidas foram tomadas para conter a festa. Isso porque, em alguns momentos da história, ela durava meses, começando após o Natal e continuando até as proximidades da quaresma.
Mesmo com tantos dias de festa, esse era um momento onde toda a população tinha acesso a peças teatrais, consumo de carne, bebidas e alimentos em fartura.
Contudo, com a Igreja no poder, a festa teve seu período definido e limitado.
Assim, o carnaval passa a acontecer 40 dias antes da semana santa, sendo um momento onde “retira-se a carne” para que se inicie o processo de quaresma.
Como o carnaval chegou ao Brasil?
Com a colonização portuguesa no Brasil, o povo do país recebeu a festa como era comemorada na Europa.
Assim, os bailes de máscaras e brincadeiras como o “entrudo”, onde se jogava líquidos com mau odor uns nos outros, mas de maneira divertida, eram realizadas.
Essa cultura se manteve até o século XIX, quando os grupos carnavalescos começaram a se organizar e a fazer desfiles de escolas de samba, por volta de 1930.
No Brasil, o carnaval é celebrado, exatamente, 47 dias antes da páscoa, gerando uma data que pode ser mensurada a partir disso.
Embora ainda tenha a conotação, para algumas pessoas, da “festa da carne” ou “festa onde retira-se a carne” vinda da idade média, o país tem uma cultura de músicas e danças forte no período, como o frevo, samba e maracatu e os bloquinhos que contribuem diretamente para a criação de identidade brasileira e reconhecimento internacional do Brasil.
Por isso, muitos estrangeiros viajam ao país durante essa data e vários brasileiros saem de suas cidades para regiões onde o carnaval é tradicional, como RJ e SP ou, até mesmo, para curtir os bloquinhos organizados em suas cidades.
Conheça mais sobre o Carnaval em um tour com a GregTur!