Você, provavelmente, já ouviu a expressão “guia turístico” e “guia de turismo”, para se referir a pessoas que trabalham guiando pessoas em viagens, expedições e passeios.
Contudo, o que pouca gente sabe é que existem algumas sutis diferenças entre essas duas expressões.
Embora não seja algo alarmante e que possa prejudicar sua viagem, é interessante entender as diferenças de nomenclaturas recebidas, principalmente, quando o mundo das viagens faz parte da nossa vida, não é mesmo?
Então vamos aprender essas diferenças agora mesmo!
O que é um guia de turismo?
O guia de turismo é a pessoa que acompanha grupos de turistas e fornece informações sobre os lugares que estão visitando.
Normalmente, esses profissionais trabalham em agências de viagem, empresas de turismo ou de forma independente, e podem ser especializados em diferentes tipos de turismo. Além de fornecer informações sobre os lugares que estão sendo visitados, o guia de turismo também pode ajudar a organizar transporte, hospedagem e atividades para os turistas.
Ademais, uma informação importante é que os guias devem ser cadastrados junto ao Cadastur e os guiados podem solicitar esse documento.
Áreas de atuação de um guia de turismo
Agora que já entendemos o que é um guia de turismo, vamos aprofundar nos tipos de guias e as áreas de atuação dele.
Os guias podem atuar em diversas áreas, dependendo do tipo de guia que está sendo solicitado. Algumas das áreas de atuação mais comuns são:
- Turismo cultural: realizam passeios que destacam aspectos culturais de uma determinada região, incluindo sua história, arte, arquitetura, música e outros aspectos da cultura local.
- Turismo histórico: oferecem passeios que enfatizam os aspectos históricos de uma região, incluindo monumentos, museus, edifícios históricos e outros locais de interesse histórico.
- Turismo de aventura: são aqueles especializados em atividades de aventura, como trekking, rafting, esqui e outras atividades ao ar livre.
- Turismo de negócios: especialistas em ajudar os viajantes de negócios a encontrar hotéis, restaurantes e outras conveniências próximas aos locais de trabalho.
- Turismo de lazer: são aqueles que ajudam os turistas a encontrar hotéis, restaurantes, atrações turísticas e outras opções de lazer em uma determinada região.
O que é guia turístico?
Já o guia turístico é um material impresso ou digital que fornece informações sobre os lugares turísticos de uma determinada região ou país.
Ele pode incluir informações sobre a história, a cultura, as atrações turísticas, os restaurantes e os hotéis de uma região, e pode ser utilizado pelos turistas como uma fonte de informação para planejar suas viagens.
Esse material pode se apresentar de diversas formas, como livro, um folheto ou um aplicativo para celular, e pode ser produzido por diferentes editoras ou instituições.
É um problema chamar guia turístico de guia de turismo?
Não há problema em chamar o guia turístico de guia de turismo, desde que você esteja se referindo a uma pessoa que acompanha turistas e fornece informações sobre os lugares que estão sendo visitados.
No entanto, é importante notar que o guia turístico também pode ser um material impresso ou digital que fornece informações sobre os lugares turísticos de uma determinada região ou país, e não apenas uma pessoa.
Contudo, como habitualmente chamamos guias de turismo de guias turísticos, não costumam existir dificuldades de entendimento sobre esses conceitos.
Mas, caso haja, lembre-se sempre de ser educado, cordial e pedir explicações ou se explicar melhor, afinal, não podemos deixar nada atrapalhar nossa viagem!
Conheça mais sobre a GregTur!