As Cataratas do Iguaçu são consideradas umas das Sete Maravilhas da Natureza e um dos Patrimônios Naturais da Humanidade. Portanto, é impossível discordar da sua beleza e importância para o Brasil e o mundo.
As Cataratas do Iguaçu estão situadas na tríplice fronteira, local onde Brasil, Argentina e Paraguai encontram seus territórios.
No entanto, as belíssimas quedas d’água encontram-se em maior parte no Brasil e Argentina.
Dessa forma, é possível conhecer os parques nacionais próximos às cataratas em ambos os lados da fronteira, embora o lado argentino tenha um parque menor do que o que se localiza no Brasil.
Mesmo que todos já tenham ouvido falar sobre as Cataratas do Iguaçu, nem todos conhecem detalhes sobre sua beleza e, por isso, vamos enumerá-las para você.
As quedas d’água
As Cataratas do Iguaçu são formadas por mais de 275 quedas d’água. No entanto, dependendo da vazão de água durante sua visita, é possível enumerar entre 150 a 300 delas.
No geral, elas têm até 80 metros de altura, sendo algumas mais baixas e outras mais altas, mas sempre formando uma visão surpreendente e grandiosa.
Vazão da Água
Depois das Cataratas do Niágara, as Cataratas do Iguaçu são o segundo maior sistema de vazão de água do mundo.
As cataratas nascem do Rio Iguaçu, recebem água do Rio Paraná e outros e vai se formando essa enorme beleza natural.
Durante a seca as cataratas têm uma vazão de 300 m³/segundo, 6500 m³/segundo durante as cheias e uma vazão média de 15000 m³/segundo.
Embora a quantidade de água seja exorbitante, as quedas surpreendem a todos que visitam a região e sua grandiosidade.
Garganta do Diabo
Com esse nome é quase impossível não se assustar, contudo, ao conhecer de perto a Garganta do Diabo, todo o susto é substituído por admiração e contemplação.
Essa é a maior queda das Cataratas do Iguaçu, com seus 80 metros de altura e mais de 150 metros de largura.
No entanto, o mais interessante é que ela fica exatamente na divisa entre Brasil e Argentina.
O local pode ser visitado por meio de trilhas realizadas no Parque Nacional do Iguaçu, e ser observado em uma vista panorâmica de perder o fôlego.
Caso você esteja no lado dos hermanos, também é possível visitar a maior de todas as quedas.
Contudo, a beleza é surpreendente independente de qual lado você esteja.
Outras atrações possíveis
Visitar as Cataratas do Iguaçu é uma experiência incrível, contemplativa mas também imersiva na imensidão das quedas d’água.
Doravante, é possível realizar outros passeios nas proximidades das Cataratas, enriquecendo ainda mais o seu passeio.
No Macuco Safari você poderá comprar passeios que envolvem passeios de barco em meios às cataratas e outras atrações.
Nas proximidades do Parque Nacional de Iguaçu, existe o Parque das Aves, a única iniciativa do mundo focada na preservação de aves da Mata Atlântica, onde é possível conhecer as mais diversas espécies da região.
Além disso, o Parque Nacional também pode ser explorado.
Portanto, além de conhecer as belezas das Cataratas do Iguaçu, é possível expandir ainda mais o seu repertório e ter uma incrível experiência em Foz do Iguaçu.
Acesse nosso site e confira os passeios especiais para conhecer essa maravilha!