Petrópolis é uma das principais cidades da região serrana do Rio de Janeiro.
Conhecida por suas inúmeras construções da época imperial, é um dos destinos escolhidos por várias pessoas para visitar durante o inverno, aproveitando para realizar um pouco de turismo histórico enquanto se depara com as belas paisagens naturais da cidade.
Então, vamos conhecer um pouco mais sobre o que a cidade imperial tem a oferecer.
Conhecendo um pouco mais da história de Petrópolis
Petrópolis fazia parte do caminho realizado durante o ciclo do ouro que aconteceu no Brasil no século XIX.
Em uma das passagens de Dom Pedro I pela região, ao fazer o trajeto Rio de Janeiro-Minas Gerais, ele se encanta pelo local, principalmente pelo clima e a vegetação exuberante de Mata Atlântica encontrada.
Nessa passagem, Dom Pedro I passa a ter o sonho de construir uma casa de verão na região. Contudo, em 1831 ele abdica do trono no Brasil e as terras ficam para seu filho, Dom Pedro II.
Dom Pedro II e o Major Koeler passam então a desenvolver um plano habitacional e de desenvolvimento da região, pensando, inclusive, nas áreas que precisam ser protegidas, como margens dos rios e lagos por lá encontrados.
Então, em 1845 a imigração alemã para Petrópolis começa a fim de popularizar e desenvolver a cidade.
Uma curiosidade é que o nome Petrópolis é derivado de Pedro em latim, ou seja, uma homenagem a Dom Pedro I e seu filho.
O que fazer em Petrópolis?
O grande sonho de Dom Pedro I foi realizado e sua casa de verão foi, de fato, construída.
Dessa forma, atualmente os turistas podem a conhecer nomeada como Palácio da Concórdia.
Mas, além dessa parte da história da cidade, existem vários outros pontos turísticos bastante históricos e de arquitetura exuberante para se visitar. Acompanhe.
Museu Casa do Colono
O Museu Casa do Colono é uma das atrações históricas que contribuem para o conhecimento do movimento imigratório dos alemães para Petrópolis.
O foco deste museu é mostrar aos visitantes um pouco do dia a dia dos moradores, por meio de móveis, objetos, documentos e acervos fotográficos de diversos momentos.
Palácio Amarelo
O Palácio Amarelo é um dos prédios históricos da cidade de Petrópolis.
A área onde o palacete foi construído fez parte das terras distribuídas durante o início do projeto de habitação na cidade.
Atualmente é a sede da Câmara Municipal de Petrópolis e pode ser vista na Visconde de Mauá.
Museu Imperial
Também conhecido como Palácio Imperial, o Museu Imperial é a concretização do sonho de D. Pedro I que citamos no início do texto.
Dessa forma, a casa de verão foi adaptada e hoje conta aos visitantes a história do período imperial por meio de móveis da época, objetos que eram da família imperial, documentos e obras de arte.
Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal é uma das principais atrações em Petrópolis.
Inicialmente o palácio foi construído inspirando-se no Palácio de Cristal de Londres e de Porto para ser utilizado em exposições agrícolas.
Contudo, atualmente ele é um dos principais locais que recebem exposições culturais, apresentações e eventos na cidade.
Sua estrutura de metal e vidro deixa a todos deslumbrados com sua beleza.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre Petrópolis, basta escolher o melhor dia e se aventurar pela cidade imperial, acesse nosso site e agende seu passeio!