História do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

A história do santuário conta com inúmeras visitas papais e diversas consagrações. Iniciando-se antes mesmo dos anos 1900, e da construção da Basílica Velha.

Acima de tudo, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida é um santuário nacional e o segundo maior templo católico do mundo. 

Anualmente, no mês de outubro, em que se festeja e celebra Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil. O santuário recebe milhares de fiéis que peregrinam em direção ao templo.

De antemão, a história do santuário conta com inúmeras visitas papais e diversas consagrações. Iniciando-se antes mesmo dos anos 1900, e da construção da Basílica Velha.

História da Estátua de Nossa Senhora Aparecida

Em primeiro lugar, em 1717, o governador de São Paulo e Minas de Ouro – que na época ainda eram capitanias- Pedro de Almeida e sua comitiva iriam passar pela cidade de Guaratinguetá. A população local decidiu realizar uma festa para recebê-los. 

Para isso, 3 pescadores receberam o trabalho de conseguir peixes suficientes para a festa e se dirigiram ao Rio Paraíba.

No entanto, aquela não era uma época favorável para pesca. Após horas de tentativas os pescadores estavam prontos para desistir e voltar para a cidade.

Porém, antes de voltarem de fato, um deles lançou sua rede de pesca pela última vez, e, da mesma forma que antes, ela voltou sem nenhum peixe, mas com o corpo da estátua de Nossa Senhora Aparecida. 

Além disso, na tentativa de encontrar a cabeça da estátua, ele joga novamente a rede. Sendo surpreendido ao encontrar a cabeça que pertencia à ela. 

Por fim, após o milagre do encontro da estátua, os pescadores voltaram a buscar por peixes e suas redes passaram a voltar repleta deles. 

Início da devoção à Nossa Senhora Aparecida

A partir do milagre acontecido, a imagem da santa passou a ficar na casa de um dos pescadores, Filipe Pedroso. Isso durou 15 anos onde era frequentemente visitada por fiéis da cidade. 

Desde já, com vários relatos de milagres, todos da cidade passaram a rezar sob os pés da santa, o que fez com que fosse necessário criar um oratório específico para esse momento. 

Então em 1745 foi construída a primeira capela para abrigar a imagem que, inclusive, foi visitada por Dom Pedro I. 

Por fim, com o aumento do número de fiéis e romeiros, iniciou-se a construção de uma nova Igreja. Essa nova igreja foi construída para abrigar a estátua de Nossa Senhora Aparecida, que foi concluída e consagrada em 1888.

Atualmente ela é chamada de Antiga Basílica.

A nova basílica

Então com o crescente número de romeiros e a fama cristã que a região de Aparecida passou a receber, uma nova basílica começou a ser construída em 1955.

Contudo, o projeto era muito maior, quando comparado à primeira basílica e contou com a projeção feita por Benedito Calixto, baseada no formato da cruz grega.

Dessa forma, a segunda maior basílica do mundo foi construída e conta com: 23 mil metros quadrados de áreas, pés direitos com até 70 metros de altura. Recebendo até 30 mil pessoas em sua área interna e 300 mil na área externa.

Em 1980, o Papa João Paulo II visitou a basílica e a consagrou.

Além de João Paulo II, ela já foi visitada pelo Papa Bento XVI em 2007. O Papa Francisco visitou em 2013 durante a Jornada Mundial da Juventude.

Atualmente, o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é a maior basílica dedicada, especificamente, à Maria, mãe de Deus.

Visite o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e desfrute de um tour inesquecível com a GregTur, acesse o site!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *