Entenda qual tour escolher durante o processo de planejamento de uma excursão. Tour privativo ou compartilhado, qual é o melhor?
A princípio, durante o processo de planejamento de uma excursão, uma dúvida que pode surgir é sobre a contratação de tour e qual pode ser a melhor escolha para sua viagem.
Além disso, para responder essa pergunta, é necessário avaliar diversos fatores, como o orçamento disponível para viagem, a sua facilidade de socialização e o quanto você quer visitar o lugar de destino.
Porém, para que essa escolha de tour privativo ou compartilhado seja mais fácil, vamos explicar um pouco melhor como funciona cada tour durante uma excursão.
Tour compartilhado
Ao escolher fazer uma excursão com tour compartilhado, você está decidindo por dividir todo o roteiro de viagem com diversas outras pessoas que vão se juntar ao grupo.
Inicialmente, podemos apontar que em algumas cidades acontecerão diversas paradas em pontos de encontro para buscar os turistas pertencentes ao grupo.
Além disso, essas pessoas poderão falar ou não a sua língua, o que faz com que o guia do passeio possa ter que alternar entre as línguas faladas durante as explicações.
Nesse tipo de tour, o roteiro costuma ser fixo com intervalo pré definido para cada parada, tanto para explicações quanto para tirar fotos.
Com esse cenário, podemos dizer que para realizar um tour compartilhado em excursão, é interessante que:
- você seja sociável, para que possa interagir com os colegas de tour e compartilhar experiências;
- paciente, pois eventualmente poderá acontecer atrasos por conta de participantes;
- e que esteja disposto a conhecer de maneira rápida os principais pontos.
Portanto, alguns dos pontos positivos e negativos do tour compartilhado são:
Prós
- menor preço;
- interação com diferentes pessoas;
- possibilidade de conhecer diversos pontos turísticos em um mesmo dia;
Contras
- Veículo compartilhado e sujeito a atrasos;
- Explicações menos detalhadas pelos guias;
- Necessidade de tirar fotos com maior rapidez;
- Possibilidade de encontrar com outros grupos de excursões nos locais visitados, aumentando a lotação.
Tour privativo
Ao contratar um tour privativo, os turistas também têm uma quantidade de horas pré estabelecidas para realizarem todo o passeio.
No entanto, as pausas nos pontos podem sofrer alterações conforme a sua curiosidade e interesse no local.
Além disso, eventualmente, é possível adicionar ou remover algum ponto em específico, de maneira que o roteiro fica mais personalizado e adaptado às suas vontades.
Contudo, o tour privativo pode ser realizado por apenas uma pessoa, ou um grupo privativo de pessoas, de maneira que você conheça todos os participantes, como em uma viagem em família.
Dessa forma, a excursão pode acontecer de maneira completamente tranquila.
Alguns pontos positivos e negativos do tour privativo são:
Prós
- flexibilidade de tempo nas paradas de pontos turísticos;
- possibilidade de alteração de rota e pontos visitados;
- guia exclusivo e disponível para mais informações e dúvidas;
- transporte exclusivo;
- possibilidade de tirar mais e melhores fotos.
Contras
- Valor mais alto;
- Pouca interação com outros viajantes da região.
Por fim, diante dessas características, é necessário avaliar suas próprias características e disponibilidade de dinheiro para decidir por um passeio compartilhado ou privativo durante sua excursão.
Além disso, caso o seu destino em questão seja de extremo desejo, você pode optar por realizar um tour compartilhado e em outro dia, realizá-lo sozinho, voltando aos principais locais, por exemplo.
No entanto, caso você queira sempre ter a ajuda de um guia especializado para conseguir tirar a maior carga de informações possíveis, a excursão privativa pode ser o ideal para você.
Se você já escolheu seu estilo de tour, acesse o site da GregTur e agende seu próximo passeio!