Como manter a segurança em um passeio?

Em cada tipo de passeio vamos ter necessidades diferentes de segurança, uma vez que as condições mudam e é necessário se adaptar.

Realizar uma viagem ou passeio é um momento em que estamos dispostos a conhecer novas realidades e, também, a descansar, relaxar, se divertir e, até mesmo, se desafiar. 

Portanto, podemos ser surpreendidos por momentos desconfortáveis quando a segurança em um passeio não for mantida da maneira correta.

A verdade, no entanto, é que para cada tipo de passeio vamos ter necessidades diferentes de segurança, uma vez que as condições mudam e é necessário se adaptar.

Então, preparamos esse conteúdo para que você entenda como manter a sua segurança e contribuir para a segurança em um passeio em grupo. 

Preparado?

Segurança em um passeio de turismo de aventura

Os passeios de turismo de aventura são aqueles onde você estará em uma situação mais radical, como rapel, descida de corredeiras de bote, escaladas, arvorismo e muito mais.

Para esse tipo de passeio, existe uma série de normativas técnicas que dizem exatamente o que o responsável pelo atrativo deve oferecer ao visitante. 

Na maioria das vezes isso será dito a você durante o momento de contratação. 

Contudo, de antemão, saiba que equipamentos de segurança e cursos para instalação e uso correto deles também.

Então, capacetes, coletes salva-vidas, bóias, cordas de sustentação e quaisquer outros aparelhos são essenciais para manter a segurança em um passeio.

Uma boa dica é perguntar ao guia sobre os cursos que ele já realizou para te ajudar a se sentir confiante no passeio.

Segurança em um passeio na cidade

Os passeios em meio à cidade oferecem tipos de riscos completamente diferentes dos realizados nos passeios de aventura, por exemplo.

Dessa forma, é sempre importante se atentar à presença de seguro passeio ou seguro viagem, caso você vá se deslocar de uma cidade para turistar por outra.

Além disso, estar atento a documentos e pertences é fundamental. 

Quanto a documentos, perder ou ter um documento furtado pode trazer bastante dor de cabeça, então, em casos de viagens internacionais, mantenha seu passaporte sempre perto de você e em local de fácil conferência, como em doleiras. 

Em passeios para cidades grandes, como Rio de Janeiro e São Paulo, existe sim o risco de roubo de pertences como celulares. 

Nesse caso, a dica é manter-se sempre atento aos arredores e utilizá-lo para tirar fotos sempre que estiver junto ao grupo, e com pessoas atentas ao redor. 

O saque de dinheiro também pode ser perigoso, então, busque sempre realizá-lo em locais de grande movimentação, como mercados e shoppings.

Segurança em um passeio em meio à natureza

Os passeios em meio à natureza, como em trilhas, exigem bastante atenção, tanto do guia quanto dos participantes.

Por isso, estar atento às recomendações do guia é fundamental.

Mas, antes disso, prepare-se para o passeio corretamente, buscando sempre: utilizar sapatos fechados, estar atento ao solo e suas irregularidades, manter-se dentro da trilha, utilizar calças, camisetas com proteção UV, chapéu e repelente.

Estando acompanhado de um guia, ele saberá a melhor hora para começar o passeio. Ele irá auxiliar para que todos voltem em segurança após ele, sem que fique a noite, por exemplo.

Com esses passos, é possível manter a segurança em um passeio, seja acompanhado ou sozinho.

No entanto, a contratação de passeios por empresas devidamente preparadas para isso garantem ainda mais a sua segurança e de todos do grupo. A GregTur é uma dessas empresas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *