A Represa e Refúgio Biológico de Itaipu conta com mais de 2 mil hectares de área de Mata Atlântica reservada para as mais diferentes espécies de animais da região.
Há apenas 50 km de distância de uma das 7 Maravilhas Naturais do mundo – as Cataratas do Iguaçu – está localizada a represa e refúgio biológico de Itaipu.
A obra dividida entre Brasil e Paraguai foi construída em 10 anos e tem a capacidade de produzir 14.000 megawatts de potência em energia elétrica.
No entanto, durante o processo de represamento da água, diversos animais da região e que são nativos da Floresta Amazônica ficaram desalojados pelo alagamento do espaço.
Por isso, depois de alguns anos, nas proximidades da usina, foi criado o Refúgio Biológico de Itaipu.
Tanto a Usina quanto o Refúgio são pontos turísticos altamente visitados por turistas que vão a Foz do Iguaçu. Uma vez que são passeios extremamente interessantes e culturalmente ricos.
Vamos conhecer um pouco mais desses dois roteiros?
Visita à Itaipu Binacional
A visita à Itaipu é uma forma extraordinária de conhecer a Usina Hidrelétrica mais famosa do Brasil.
Apenas de área construída, o local tem o total de 210 campos de futebol, o que é realmente impressionante, principalmente quando visto bem de perto.
O passeio é muito interessante para todos os tipos de público, afinal, entender um pouco mais sobre a história da hidrelétrica e todos os fatores que a tornam única passam a fazer parte da sua história como visitante.
Além disso, todo trajeto é realizado em um ônibus com dois andares para conhecer a grandiosidade da usina. Se tornando perfeito para tirar fotos, fazer selfies e gravar vídeos para tentar mostrar a magnitude de tudo.
Enquanto isso, o guia explica aspectos históricos e curiosos sobre a construção e funcionamento da geradora de energia.
Refúgio Biológico de Itaipu
O Refúgio Biológico de Itaipu conta com mais de 2 mil hectares de área de Mata Atlântica reservada para as mais diferentes espécies de animais da região.
Embora se pareça com um zoológico, o local é destinado a cuidar e manter as espécies de maneira saudável. Uma vez que os animais que lá se encontram não conseguem se adaptar à natureza.
Portanto, é possível encontrar jacarés, urubu-rei, serpentes, jaguatiricas, quatis, veados, antas e várias outras espécies.
Além de ser um refúgio para os animais que ficaram desalentados após a inundação da região. Os animais silvestres que são vítimas de maus tratos e apreendidos de tráfico ilegal são levados para recuperação no local.
Dessa forma, o refúgio é também um local de recuperação de animais que estão em risco de extinção e de profundos estudos biológicos.
O Refúgio fica próximo à Usina, afinal, ele foi criado após a inundação do local, que levou vários a animais a perderem área de habitat.
Essa é uma visita encantadora e, também, acompanhada por um guia que conta aspectos históricos sobre o local e curiosidades sobre os animais!
Todo esse passeio, no entanto, pode ser feito da maneira mais confortável possível!
A Gregtur conta com um pacote especial para te levar a conhecer tanto a Represa quanto o Refúgio Biológico de Itaipu. Com transfer e entradas completamente inclusas.
Assim, a sua única preocupação é curtir o passeio da melhor maneira possível!