Sempre ouvimos falar que São Paulo é a selva de pedra, mas, poucas pessoas conseguem, de fato, exaltar as belezas culturais que a cidade e seus arredores escondem. Como por exemplo uma tribo indígena.
Visitar uma tribo indígena em suas proximidades é uma dessas belezas naturais, culturais e antropológicas que a região fornece e pouquíssimas pessoas conhecem e/ou sabem que esse passeio existe.
Se ter uma vivência em meios aos indígenas da região te interessa, saiba que a Gregtur tem um passeio privativo especial para te oferecer essa experiência.
Quem são os indígenas da região?
Durante milhares de anos a região da Mata Atlântica foi povoada pelos Tupi-Guarani e várias outras tribos indígenas.
No entanto, com o descobrimento do Brasil e as inúmeras investidas do bandeiras em desbravar o interior do país, esses povos foram sendo assassinados e escravizados.
Dessa forma, com essa triste realidade, cada vez mais o número de indígenas foi reduzindo, ao mesmo tempo que pelas ações dos novos habitantes, como também pela fuga para o Sul do país e outros países da América Latina.
Atualmente existem cerca de 8 tribos indígenas que compartilham um espaço de pouco mais de 15 hectares entre São Paulo, São Bernardo do Campo, São Vicente e Mongaguá.
Porque realizar uma visita guiada às tribos indígenas?
Além de ser uma maneira interessante de ver uma maneira de vida completamente diferente da que levamos, visitar essas tribos é uma maneira de manter a cultura e a história das raízes do Brasil vivas em nossa memória.
Afinal, podemos perceber que os indígenas atuais são símbolo de resistência e sobrevivência às ações de nossos antepassados.
Qual o roteiro da excursão à tribo indígena?
Esse passeio é uma visita guiada e privativa, ou seja, acompanhado de guias experientes e com uma quantidade de pessoas limitada.
O passeio tem como objetivo mostrar sobre a cultura da tribo indígena, portanto, você poderá experienciar:
- Observar o modo de vida dos indígenas de maneira completamente natural;
- Ver as crianças se divertindo em sua tribo;
- Entender e observar as plantações agrícolas do povo guarani, que é baseado apenas em sua subsistência.
- Almoçar uma típica comida indígena feita no fogão a lenha;
- Caso haja tempo bom, realizar um passeio de barco pela represa para conhecer a destilaria nas proximidades.
Preparado para viver essa experiência?
Com certeza essa é uma vivência inusitada e diferente das maiorias dos tours vividos por turistas.
Afinal, além de ser um mergulho em uma cultura bastante distinta da nossa, é uma viagem histórica ao nosso passado enquanto país e uma forma de contribuir para que ela se mantenha viva.
Caso você já esteja preparado para viver isso, entre em contato com a Gregtur e agende sua excursão.