Preparado para fazer um passeio turístico histórico em uma das ilhas da Baía de Guanabara?
A Ilha Fiscal é um desses passeios que podem e devem ser realizados quando você estiver no Rio de Janeiro.
O local que foi o cenário do último baile realizado no Brasil enquanto monarquia é um dos passeios mais interessantes a se fazer para conhecer um pouco mais sobre a história da monarquia e a influência da marinha do país no desenvolvimento dele.
Por isso, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essa atração! Vamos juntos?
Onde está a Ilha Fiscal?
A Ilha Fiscal é uma das ilhas presentes na Baía de Guanabara na cidade do Rio de Janeiro.
Existem, portanto, duas formas de chegar até lá, por meio de micro-ônibus que levam turistas ou pequenas embarcações.
O que é a Ilha Fiscal?
A Ilha Fiscal foi construída ainda no século XIX a pedido do conselheiro do Ministério da Fazenda da época.
O local servia como uma alfândega para tudo que entrava a saia da costa do RJ, o que era de grande facilidade uma vez que ela está localizada perto de outros portos na região.
Apesar de ser um prédio com objetivo administrativos, Dom Pedro II ordenou que ele fosse construído seguindo as inspirações arquitetônicas já utilizadas na Serra do Mar.
Assim o prédio contava com uma belíssima infraestrutura e, por isso, era chamado de “jóia brilhante” por D. Pedro II.
O famoso Baile do Império.
No dia 9 de novembro de 1889, no palácio foi realizado um grande baile com diversos motivos mapeados para a festa, como:
- homenagem a oficiais chilenos que estavam atracados na baía há pouco mais de 2 semanas;
- comemoração das bodas de prata de Princesa Isabel;
- para reforçar o poder da monarquia brasileira para aqueles que queriam instaurar a república no país.
Dessa forma, toda sociedade monárquica foi chamada para o evento que tinha toques de requinte até então não vistos ainda, como a decoração do palácio e a utilização do jardim para montar mesas de refeição para 500 pessoas.
O que visitar na Ilha Fiscal?
Além de sua beleza arquitetônica, é possível realizar diversas visitações dentro do palácio da Ilha Fiscal, sendo que há exposições fixas e outras transitórias.
No entanto, como o palacete foi transferido para propriedade da Marinha do Brasil, é possível conhecer um pouco mais da história dessa força e sua influência no país.
Portanto, é possível vislumbrar navios e helicópteros de guerra, tanques, veleiros e submarinos.
Além disso, toda a história do nosso país em uma exposição que conta desde o momento em que os portugueses atracaram no Brasil até os dias atuais.
Além de toda exposição histórica e deslumbramento arquitetônico, a Ilha Fiscal oferece aos visitantes uma belíssima vista tanto da Baía de Guanabara quanto da cidade do Rio de Janeiro.
Como visitar a Ilha Fiscal?
Agora que você já tem todas as informações necessárias sobre a Ilha Fiscal e o quanto esse passeio é incrível, basta entrar em contato com a GregTur!
A GregTur realiza passeios individuais à Ilha Fiscal, garantindo seu deslocamento até o local e guias especializados para garantir o melhor proveito do local.
Aguardamos você em nossa próxima saída!