Viajar para ficar em meio à natureza e conhecê-la com mais profundidade é um desejo de muitos turistas. Esse tipo de passeio se chama ecoturismo.
Afinal, por vezes, é saindo da correria da cidade grande e indo para destinos mais afastados que conseguimos descansar de fato.
Mas, o ponto interessante de tudo isso é que essa movimentação de visitar destinos naturais chama-se ecoturismo e tem sido cada vez mais procurada por diferentes tipos de pessoas.
Por isso, hoje vamos explicar para você um pouco mais sobre o que é o ecoturismo e seus benefícios. Vamos juntos?
O que é Ecoturismo?
Segundo a EMBRATUR, o Instituto Brasileiro do Turismo, ecoturismo é definido como: “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.
Dessa forma, podemos dizer que o ecoturismo é uma atividade de turismo voltada à presença em locais com contato direto com a natureza e busca conhecer melhor esse espaço, assim como, contribuir para o desenvolvimento dele.
Para exemplificar, podemos pensar em regiões de cachoeiras ou praias distantes em que a população local é a responsável por cuidar, desenvolver e guiar os visitantes lá. Dessa forma, além de fornecer o acesso às pessoas de fora da região, esses turistas injetam dinheiro e contribuem para o desenvolvimento da região.
Quando surgiu o Ecoturismo?
O ecoturismo sempre foi praticado no mundo, no entanto, depois dos anos 1970, com a preocupação com a degradação ambiental, ele começou a ganhar um nome específico e uma série de cuidados atrelados a ele.
No Brasil, o termo e a prática ganharam maior atenção depois de 1985 quando a EMBRATUR criou o Projeto Turismo Ecológico, a partir disso, vários outros acontecimentos foram impulsionando a adesão à prática de modo que em 1994 houve a publicação das Diretrizes Nacionais do Ecoturismo, quando o termo ficou ainda mais difundido.
Como o ecoturismo impacta nas áreas em que acontece?
Assim como já comentamos, o ecoturismo beneficia ambos os lados da prática.
Isso porque ele não é realizado apenas para estar no local e para descansar, mas de maneira a ensinar sobre a região, oferecendo informações e conhecimentos acerca do bioma, local e curiosidades.
Portanto, é uma prática educativa.
Além disso, permite que as regiões que podem ou não ser isoladas tenham alta recorrência de pessoas e da moeda circulante, fazendo com que a população regional possa se desenvolver em quesitos financeiros, educacionais, de infraestrutura e vários outros fatores.
Ademais, a população local com esse papel de educadores, também contribuem para o desenvolvimento do instinto de preservação ambiental, tanto da região quanto das outras áreas do país.
Conheça mais sobre o ecoturismo em nosso site!