Paranapiacaba e o famoso festival de inverno

Um dos mais famosos festivais da região serrana de São Paulo é o Festival de Inverno de Paranapiacaba!

Em 2022, foi comemorada sua 21º edição que foi extremamente especial para a maioria das pessoas que ficaram sem visitar o FIP desde o início da pandemia.

No entanto, o que acontece no FIP? Por que ele é tão famoso? Vamos descobrir juntos!

Paranapiacaba, o lugar de onde se vê o mar

Em tupi-guarani, Paranapiacaba significa “lugar onde se vê o mar”, uma vez que o local está em uma divisa entre a Serra do Mar e os planaltos paulistas.

Paranapiacaba é um dos distritos da cidade de Santo André e é o resultado de  um migração inglesa forte durante os anos 1860, quando foi construída o trem de ferro que passa pela região. 

Antes, o local era destinado apenas aos operários que trabalhavam nas obras, mas, como o tempo, ela começou a ser mais povoada, principalmente após 1867, quando a São Paulo Railway foi inaugurada.

Dessa forma, Paranapiacaba é bem conhecida por sua arquitetura inglesa e por ter diversos elementos dessa cultura na região.

Festival de Inverno de Paranapiacaba- FIP

O FIP é um festival de ocorrência anual e durante o inverno, como o próprio nome já diz. 

Durante a época do festival existe um forte movimento de pessoas em direção à cidade de Paranapiacaba, afinal, ele entrega a todos bastante cultura.

A quantidade de dias que o festival acontece é variável em cada ano, no entanto, a certeza de que terá boa música, com diversas bandas nacionais e regionais e muita comida boa sempre está presente.

Dentre as atrações culturais do festival, é extremamente comum que aconteça:

  • Shows de Bandas Nacionais
  • Shows de Bandas e artistas regionais;
  • Mostra de filmes e curtas;
  • Performances Teatrais;
  • Exposições;
  • Gastronomia diversa.

Sendo assim, o FIP é uma atração turística, mas também extremamente cultural da região, que agrada boa parte daqueles que vão para o festival.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *