Cartão postal de São Paulo, o mais importante Museu da América do Sul e o maior de São Paulo, esse é o Museu de Arte de São Paulo ou, simplesmente, MASP.
Há vários anos, o MASP é um dos prédios referência quando se pensa na cidade de São Paulo, afinal, sua robustez e beleza é admirada por todos.
No entanto, em seus corredores e paredes abrigam um acervo cultural e histórico enorme, além de levar o título de maior museu da cidade.
Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre ele?
MASP, quando foi criado?
No começo de sua história, o MASP estava localizado na Rua 7 de Abril, no centro de São Paulo, onde dividia espaço no prédio com o império jornalístico de Chatô, onde tinha-se mais de 34 jornais e 36 emissoras de rádio.
O MASP ficava no segundo andar.
No entanto, em 1968, a prefeitura doou um terreno para o MASP, e assim começou a sua mudança para a Avenida Paulista, onde seria sua nova sede.
Além disso, o projeto do famoso prédio de concreto com barras em vermelho é da arquiteta Lina Bo Bardi, que levou em consideração aspectos como a leveza, transparência e a suspensão para a concepção do projeto.
Acervo do MASP
Por fora, o próprio MASP já é uma obra de arte e por seu tamanho pode ser considerado o maior museu de São Paulo.
No entanto, seu acervo é crucial para esse título, afinal, ele reúne mais de 11 mil obras dos mais diversos formatos de arte, como:
- pinturas;
- esculturas;
- fotografias;
- objetos;
- audiovisual;
- roupas/vestuário
- e muito mais.
Além disso, o museu ainda conta com obras mundialmente conhecidas em seu acervo de artistas renomados como Van Gogh, Portinari, René Magritte e Renoir.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o MASP, o maior museu de São Paulo, caso você não o conheça, pode conhecê-lo junto a vários dos outros museus espalhados pela cidade com um guia completo e especializado!
Como? Entrando em contato com a GregTur e solicitando seu orçamento para um passeio cultural extenso e rico de quase 8 horas pela cultura em São Paulo.
Entre em contato conosco e agende seu tour!