Sendo o segundo maior templo católico do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida do Norte é um ponto turístico religioso altamente buscado pelos religiosos.
Durante o mês de outubro é possível observar a peregrinação de milhares de fiéis em direção ao santuário, para celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida.
No entanto, além de um dos maiores santuários, o local já recebeu diversas consagrações e visitas papais que deixam o local ainda mais sacro e interessante.
Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre a história do Santuário Nacional de Aparecida do Norte?
Estátua de Nossa Senhora Aparecida, o começo de tudo
Durante a época das capitanias, nos anos de 1717, os governadores de São Paulo e Minas de Ouro estavam em comitiva pelo interior do estado e estavam perto de chegar à cidade de Guaratinguetá.
Ansiosos para receber Pedro de Almeida, foi solicitado que 3 pescadores fossem ao Rio Paraíba em busca de peixes para as refeições.
Contudo, a população vivia uma época pouquíssimo favorável à pesca, o que fez com que os 3 pescadores ficassem por horas tentando pescar e sem conseguirem.
Depois de decidirem que voltariam à cidade com as poucas unidades que foram pescadas, um deles lançou a rede pela última vez em busca de algo e, para a surpresa de todos, a rede voltou sem nenhum peixe, mas com o corpo da estátua de Nossa Senhora Aparecida.
Em busca da cabeça da estátua, a rede foi lançada novamente e, para mais uma surpresa, a cabeça dela veio na rede.
Após esse milagre, os pescadores tentaram, mais uma vez, encontrar peixes na região e, finalmente, suas redes voltaram cheias de peixes para a festa.
Devoção à Nossa Senhora Aparecida
Com o acontecido, a imagem da santa ficou guardada na casa de Filipe Pedroso, um dos pescadores daquele dia.
Por 15 anos, lá era a casa da imagem e passou-se a criar rezar sob os pés da santa quando tinha-se relatos de milagres ou necessidade de uma oração específica.
Dessa forma, com a alta demanda de pessoas em visitar a imagem de Nossa Senhora, criou-se a primeira capela para a imagem que, inclusive, teve a honra de receber Dom Pedro I.
No entanto, com o aumento de fiéis e romeiros, uma nova igreja precisou ser construída, e em 1888 a estátua e a Antiga Basílica foram consagradas.
Santuário Nacional de Aparecida do Norte
O número de romeiros ficava cada vez maior e a cidade de Aparecida do Norte passou a ser desenvolvida pensando em abrigá-los em 1955.
Já imaginando a quantidade de fiéis que se deslocaram para o santuário, Benedito Calixto projetou um enorme santuário baseado na cruz grega.
Assim foi concebida a segunda maior basílica do mundo, com cerca de 23 mil metros quadrados de área, 70 metros de altura de pés direitos e com capacidade de 30 mil pessoas na área interna e mais de 300 mil na área externa.
O Santuário Nacional de Aparecida do Norte já foi visitado diversas vezes pelas autoridades católicas, como o Papa João Paulo II em 1980, durante a consagração dela; Papa Bento XVI em 2007 e pelo Papa Francisco em 2013 durante a Jornada Mundial da Juventude.
O santuário é a segunda maior basílica do mundo, no entanto, é a maior dedicada especificamente à Maria, mãe de Deus e sua história milagrosa e surpreendente.
Visite com a GregTur!