Condutas do Guia de turismo

O guia de turismo é um elemento extremamente importante na indústria do turismo. Afinal,  ele é o responsável por acompanhar os turistas durante suas viagens e passeios, orientá-los e dar todas as informações históricas e regionais sobre os locais visitados.

Além disso, ele também é responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos turistas, durante todo passeio evitando, ao máximo, que passem por situações desagradáveis.

Contudo, o guia de turismo também é responsável por promover a cultura e a história do local onde está trabalhando, contribuindo para que  a experiência dos turistas seja ainda mais enriquecedora, auxiliando-os a gerar bagagem cultural.

No entanto, para que ele possa desempenhar essa função, o guia de turismo precisa conhecer e seguir condutas específicas, mantendo a integridade da profissão perante órgãos fiscalizadores, os próprios turistas e da profissão.

Por isso, vamos conhecer algumas das condutas de um guia de turismo!

Pontualidade do guia de turismo

Ninguém gosta de atrasos, não é mesmo? Imagine no momento em que estamos esperando por uma sonhada viagem, seria pior ainda. 

Por isso, é fundamental que o guia de turismo esteja sempre no local e horário combinado. Além de manter uma boa imagem e respeito pelos turistas, o passeio poderá começar pontualmente e terminar na hora certa, com todos aproveitando o melhor dele. 

Educação e simpatia

Um guia de turismo estará durante todo o dia envolvido com pessoas e em um momento especial da vida delas, durante uma viagem. 

Logo, é fundamental que ele seja sempre educado e simpático, tanto no tratar comum quanto ao responder dúvidas e dar informações sobre os locais visitados. 

Afinal, isso contribui diretamente para que o guia ofereça uma boa viagem ou passeio para o grupo guiado. 

Informação e conhecimento

É um dever do guia de turismo estar bem informado sobre os locais de visitação, quais são as principais atrações da região e as informações culturais, sociais e históricas da região. 

Afinal, ele será o responsável por transmitir todo esse conhecimento. 

No entanto, é essencial que ele tenha esses conhecimentos para que continue cuidando da segurança dos guiados e não os coloque em situações de risco, por exemplo.

Paciência e proatividade do guia de turismo

Como já dissemos, lidar com pessoas nem sempre será fácil, mas é uma situação cotidiana de um guia de turismo. 

Por isso, é fundamental que ele seja uma pessoa paciente, que esteja disposta e feliz em repetir diversas informações, que seja cordial, e esteja sempre disposto a ajudar o grupo que está guiando. 

Ademais, ser proativo é fundamental, isso porque, ao guiar um grupo, é necessário ter sempre respostas na ponta da língua e ter desenvoltura suficiente para solucionar possíveis problemas que ocorram durante o passeio. 

Respeito às leis e regulamentos dos locais

A depender do local visitado, pode existir uma série de regulamentos, leis e premissas para realizar o passeio. 

Em determinadas regiões, por exemplo, os grupos podem precisar ser reduzidos, ou a depender do passeio, é obrigatório o uso de equipamentos de segurança pessoal.

Portanto, o guia deve conhecer esses regulamentos, leis e regras para que esteja sempre de acordo com as normas locais e mantenha seus grupos em segurança. 

Essas são algumas das condutas que um guia de turismo deve incorporar em seu trabalho. E que, caso você esteja viajando guiado por um, você possa estar sempre em busca de um que esteja de acordo com os itens citados.

A GregTur disponibiliza dos melhores guias de turismo credenciados! Acesse nosso site!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *