As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de quedas d’água localizado na região das três fronteiras: Entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina, no Brasil a visita é feita pela cidade de Foz do Iguaçu.
Além de sua beleza natural, as Cataratas do Iguaçu são um importante patrimônio ambiental e cultural. E foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1986.
Seu conjunto de quedas é formado por 275 cascatas, distribuídas em dois trechos: o lado brasileiro e o lado argentino.
Embora muitos se lembrem das famosas Cataratas do Niágara, quando falamos das do Iguaçu, as nossas enormes quedas d’água ficam apenas em segundo lugar quando falamos de sistemas de quedas d’água no mundo, o que é realmente impressionante!
Quedas d’água, um pouco sobre elas
São consideradas impressionantes por alguns motivos.
Sendo eles, sua extensão de cerca de 2,7 km e uma altura média de 82 metros.
A depender do tempo e das condições de chuva, é possível contar mais de 150 quedas d’água no complexo.
Fluxo de água das Cataratas do Iguaçu
A vazão da água nas Cataratas do Iguaçu varia ao longo do ano de acordo com as condições climáticas e o nível do Rio Iguaçu, que pode ser influenciado pelas secas, cheias e chuvas.
No entanto, no período de maior vazão, que geralmente ocorre entre os meses de outubro e março, a água pode atingir sua vazão máxima, com cerca de 1.800 m³ por segundo.
Em contrapartida, no período de menor vazão, que geralmente ocorre entre os meses de abril e setembro, a vazão cai para cerca de 1.200 m³ por segundo.
Mesmo durante o período com pouca vazão de água, o local ainda é lindo e é possível perceber as diferentes quedas d’água.
Cataratas do Iguaçu e Cataratas do Niágara, quais são suas características?
Embora as Cataratas do Iguaçu e as Cataratas do Niágara sejam duas das mais famosas quedas d’água do mundo. Cada uma com suas próprias características e atrações turísticas. Contudo, conseguimos perceber diferenças muito pontuais entre elas, uma das principais diferenças é a localização geográfica. As Cataratas do Iguaçu ficam na região das três fronteiras entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina, enquanto as Cataratas do Niágara ficam na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos.
No entanto, a principal diferença entre as duas está em seu volume de vazão de água.
Como já citado, as Cataratas do Iguaçu podem chegar a uma vazão de 1.800 m³ por segundo.
Enquanto isso, as Cataratas do Niágara podem chegar a 2.800 m³ por segundo, o que gera quedas impressionantes.
Mas, cada uma das quedas conta com a sua beleza particular e de estar situada em um ambiente preservado.
Embora as Cataratas do Iguaçu sejam a segunda maior queda do mundo, para os brasileiros elas sempre serão as primeiras. Podem ser visitadas com o auxílio da Gregtur.
Preparado para essa aventura?