A História do turismo no Brasil

A história do turismo no Brasil é bastante rica, longa e interessante. 

Afinal, a partir dos processos de colonização do país, diversos viajantes europeus passaram a visitar o país, principalmente, em busca de novas oportunidades de mercado e para a exploração, como já haviam feito os portugueses. 

Contudo, com o passar dos anos, o Brasil se tornou uma referência em turismo na América Latina, conforme as cidades foram se desenvolvendo e se preparando para receber todos os interessados em conhecê-las. 

Mas, esses são apenas alguns dos fatos interessantes sobre essa história, e nós vamos, juntos, descobrir mais alguns interessantes. 

Preparados?

Quando começa a história do turismo no Brasil?

Essa é uma pergunta ligeiramente difícil de se responder. Isso porque, como já dito, desde o período colonial o país já era visitado por estrangeiros com interesses em conhecer um pouco melhor a terra tupiniquim. 

Contudo, por volta do século XIX, o turismo no país passa a ser visto como uma atividade econômica e vários movimentos para organizar o setor passam a ser realizados. 

Já no século XX, o Brasil passou a investir mais em infraestrutura turística, modernizando algumas cidades que recebem muitos turistas, o que teve muita contribuição da abertura da economia do país. 

Pensando em todos esses fatos, não podemos dizer exatamente quando se inicia a história do turismo no Brasil, mas podemos afirmar que desde sempre ele foi uma terra rica e que sempre atraiu novas pessoas e visitantes.

Órgãos de turismo que fazem parte da história do turismo no Brasil

Com o passar do tempo a necessidade de órgão regulamentadores surge, afinal, foi necessário que verbas fossem distribuídas, treinamentos fossem realizados, e houvesse a padronização dos pré requisitos para os guias de turismo, por exemplo.

Dessa forma, inúmeros órgãos surgiram, sendo os principais:

  1. Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) : criado em 1967, é o  principal órgão de promoção turística do Brasil e tem como objetivo promover o país como destino turístico.
  2. Ministério do Turismo: Foi criado em 2003 e é o órgão responsável por planejar, executar e avaliar as políticas públicas de turismo no país.
  3. Secretaria de Turismo:  de competência estadual, ele é responsável por planejar e desenvolver políticas e programas, existentes em cada estado do país;
  4. Secretaria Municipal de Turismo – órgão municipal responsável por planejar e desenvolver políticas e programas de turismo, existe em cada município.

Principais dificuldades enfrentadas pelo turismo no Brasil

Com um país de território tão extenso como o do Brasil, a quantidade de atrações turísticas é realmente grande, variando, até mesmo, de bioma e região. 

No entanto, da mesma forma que existem muitas possibilidades de atração, algumas dificuldades também podem ser enfrentadas para mantê-los sempre disponíveis para visitação. 

Dessa forma, durante a longa história do turismo no Brasil, algumas das principais dificuldades enfrentadas foram:

Questões de infraestrutura

Não são todos os lugares que sempre estiveram prontos para receber turistas, mesmo com uma atração natural iminente.

Por isso, o país enfrentou dificuldades em oferecer infraestrutura adequada para atender à crescente demanda turística, incluindo transporte, alojamento e serviços turísticos.

Segurança dos centros urbanos

Cidades muito populosas e em amplo crescimento como é o caso de Rio de Janeiro e São Paulo costumam sofrer com questões relativas a violência e à criminalidade.

Portanto, esse é um desafio do Brasil, garantir a segurança dos visitantes.

Conservação e preservação do patrimônio natural e cultural

Com mais de 500 anos de história, o  Brasil tem um patrimônio natural e cultural valioso, mas tem enfrentado desafios para preservá-lo e garantir sua sustentabilidade a longo prazo.

Contudo, mesmo com essas dificuldades, o território nacional continua cheio de oportunidades de turismo, dos mais diversos tipos e, cada vez mais, incentivos governamentais e particulares têm sido implementados visando a melhoria do setor. 

Portanto, sinta-se convidado a fazer parte dessa mudança, realizando turismo sempre que possível e, como retorno, recebendo conhecimento e experiências únicas e incríveis.

Conheça a GregTur e faça parte dessa história!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *