Quem nunca se encantou com as imagens do Rio de Janeiro? Seja em novelas, filmes, vídeos, ou nas fotos dos amigos passando férias pela cidade maravilhosa?
A verdade é que o Rio de Janeiro não tem esse “apelido” à toa, afinal, suas paisagens são de tirar o fôlego e o seu céu é conhecido, de fato, como um dos mais lindos do mundo.
Mas, o Rio de Janeiro conta com uma história longa e interessante, que agrega bastante valor aos seus pontos turísticos e fazem parte da construção da cidade que é hoje.
Por isso, vamos conhecer um pouco mais desse que é um dos destinos mais procurados e visitados por turistas do mundo inteiro!
Quando o Rio se tornou uma cidade tão turística?
Desde o período do Brasil Colônia, o Rio de Janeiro é uma cidade altamente visitada e explorada. Isso porque, os portugueses já viam a região como uma área linda e propícia a ser utilizada como um destino turístico.
Contudo, durante o século XVII, a cidade se tornou a capital do Brasil e passou, então, a receber maiores investimentos e, portanto, se desenvolveu mais.
Nessa época, a parte histórica do Rio de Janeiro era o destino mais comum, uma vez que contava com construções coloniais e diversos monumentos que somavam às diversas paisagens naturais que compõem o local.
Mas, o crescimento não parou por aí. Durante o século XX, o turismo continuou a crescer e foi o momento em que ele se tornou internacionalmente conhecido e o destino mais procurado por gringos.
Nesse momento, a indústria gastronômica, hoteleira, cultural e turística cresceu exponencialmente, principalmente nas épocas do famoso carnaval do Rio de Janeiro.
Logo, a cidade maravilhosa parece ter sua história com o turismo tão vinculada a ela quanto suas belezas naturais.
O céu do Rio de Janeiro é, de fato, o mais azul?
O Rio de Janeiro tem um clima conhecido como tropical de monção, o que quer dizer, que tem alta umidade do ar, vários dias de sol e alguns de chuvas, principalmente no verão.
Dessa forma, em um período de um ano, o Rio de Janeiro conta com até 300 dias de sol e daí vem sua fama de ter o céu mais azul do mundo.
Afinal, além de ter alta movimentação de nuvens pelos ventos, o céu está claro na maior parte do ano, em uma tonalidade de azul espetacular e propícia para apreciar qualquer atividade turística na região.
Isso, claro, sem esquecer o protetor solar, pois a fama de Rio 40°C também é real.
5 melhores praias do Rio de Janeiro
Com o sol e o céu em perfeito estado para curtir locais abertos, nada melhor do que conhecer as praias mais interessantes na cidade e se deliciar, não é mesmo?
Por isso, fizemos uma seleção das 5 melhores praias do Rio para você curtir sem se preocupar!
- Praia de Copacabana: É uma das praias mais famosas do mundo, conhecida por sua bela paisagem, sua vida noturna animada e seu calçadão característico à beira-mar.
- Praia de Ipanema: É outra praia famosa no Rio de Janeiro, conhecida por sua vida noturna animada e sua bela paisagem.
- Praia de Leblon: é uma das praias mais luxuosas do Rio de Janeiro, conhecida por sua bela paisagem e por suas águas cristalinas.
- Praia de Barra da Tijuca: é uma das praias mais longas do Rio de Janeiro, e é conhecida por sua bela paisagem, suas ondas grandes e sua vida selvagem.
- Praia de Grumari: é uma praia menos conhecida, mas é conhecida por sua bela paisagem, suas águas cristalinas e por ser menos lotada que as outras praias populares.
Se você ainda não conhece a Cidade Maravilhosa, não existem mais desculpas para não se jogar nessa aventura. Para isso, basta entrar em contato com a GregTur e agendar seu passeio com os melhores guias turísticos!